BRUNO LA FEMME

Bruno La Femme Drag queen, artista, performista, dançarino e muito mais

Meu nome é Bruno de Carvalho, mas você pode me chamar de Bruno LaFemme, Bru ou só Bru mesmo. Eu moro em Guarulhos, um dos subúrbios de São Paulo, mas minha família vêm de uma parte lá do Mato Grosso, da Bahia, da Espanha e do mato.

Meu sonho é poder fazer uma vida por meio da performance e imagem. E quando falo fazer uma vida leia-se ter qualidade de vida trabalhando com a minha arte.

 

“MEU SONHO É PODER FAZER UMA VIDA POR MEIO DA PERFORMANCE E IMAGEM. E QUANDO FALO FAZER UMA VIDA, LEIA-SE, TER QUALIDADE DE VIDA TRABALHANDO COM A MINHA ARTE.”

Eu sou uma pessoa que precisa de uma rotina para funcionar bem, preciso ter hora pra acordar, hora pra comer, hora pra dormir, hora pra tudo! Esse é o jeito que eu gosto de sentir meus dias, dando check em tudo o que planejei pra fazer. Isso me ajuda a me sentir produtivo e organizado, e isso pra saúde mental é maravilhoso. Então acordo, como, malho, como, vou pro meu trabalho (de cabeleireiro e maquiador 6 days a week), como, volto pra casa, como, e durmo. Sim eu gosto muito de comer. E achei importante ressaltar isso na minha rotina aqui com vocês.

 

Desde pequeno eu sempre gostei muito de dançar, de me vestir de coisas, de cantar, de me mexer, de adentrar algo que tanto me cativava quanto cativava quem me assistia. Meu pai tem loja de fantasias, fogos de artifício e artigos pra festas, então eu sempre tive um acesso muito fácil à esse literal mundo da fantasia durante minha infância toda. La em casa meus pais sempre impulsionaram a arte em mim e minhas irmãs, mostrando músicas e filmes mas principalmente fomentando nossa comunicação com o mundo e com o próximo. Fui crescendo tendo essa “coisa” como um tesouro, ate mesmo como um escapismo, mas nunca como algo possível de prover uma vida digna, uma profissão. Então segui caminhos que beiravam a arte mas não adentrava ela propriamente dita, e isso me machucava muito. Todos os dias da minha vida eu montava em mente cenas, imagens, cabelos, belezas, expressões, movimentações, atmosferas a partir de tudo o que eu consumia e vivia, mas nunca tinha materializado tais ideias. Até que durante a pandemia eu percebi que não podia deixar minha vida passar sem viver ela do jeito que eu realmente queria, vai que amanhã vem um vírus novo e mata todo mundo? Aí foi quando eu mudei meu username do Instagram pra BRUNOLAFEMME e decidi me jogar de cabeça dentro do meu coração, materializar e comunicar tudo o que eu tenho no peito e o universo destrancou todos os meus caminhos e me recompensou por isso. 

O ponta pé inicial pra que eu encostasse mais do meu caminho como artista veio após eu ter entrado no curso de Psicologia na universidade, onde eu era o melhor aluno da sala. Minha irmã, recém formada psicóloga, percebeu que aquele não era de fato o meu caminho, então junto da minha outra irmã me inscreveram em uma experiência um tanto quanto antropológica com o mestre Márcio Libar. Eu realmente não sabia onde tava me metendo, e foi um final de semana tão catártico onde acessei feridas, forças, felicidades e tristezas que me ensinaram que vulnerabilidade é potência. Então tudo o que dói tem o poder de ser transmutado em algo muito maior, e cá estou eu transmutando até hoje. Essas duas noites foram o início de um estalo pra que eu de fato ouvisse o que falava comigo no peito, e fala ate hoje, só que hoje eu escuto e materializo.

Dificuldades sempre vão existir. Como você lida com elas é o que importa. E tudo bem algo ser difícil demais pra processar, a gente não é de ferro. Desde novinho sempre dei a cara pra bater. Nos Odus o meu de nascimento é o 8, regido por Oxaguian, e nós temos essa ânsia por querer mudar a realidade ao nosso redor, fazer o mundo de a cordo com o que queremos, o que nos deixa com uma mente extremamente inquieta também. Meus momentos de dificuldade vieram desde cedo justamente por ser audacioso, ir atrás de agências, aprovações, sims, nãos, “talvezes” e por ques. Mesmo assim não me arrependo de absolutamente nenhum passo que dei, muito pelo contrário, tenho muito orgulho do Bruno pequeno, adolescente, o de agora e o do futuro sem dúvida alguma. No momento eu vejo que a maior dificuldade se encontra no nicho de moda e arte ao qual pertenço e desejo mudar. Ser o primeiro da minha geração a inserir de maneira refinada a arte do transformismo no mercado de moda e comportamento é difícil, buscar aprovação do próximo é difícil. Mas eu não abaixo a espada, Oxaguian é guerreiro e paciente como o velho Oxalá, e ele quem me fez.

Como disse na resposta anterior, eu faço algo que minha geração, principalmente no Brasil, ainda não está acostumado a ver. E se a minha que é pra frentex já não ta acostumada a ver, imagine as anteriores que dominam os espaços de criação… Eu me vejo como potência, me reconheço talentoso e principalmente um comunicador. Comunico minha história e minhas dúvidas, meus questionamentos, felicidades, dores e amores através do jeito que me visto, me apresento, me mexo e permaneço no lugar, seja ele virtual ou físico. Quero servir de exemplo pra muitos que assim como eu não tiveram um role model de existência tão próximo assim, na tela do celular. Me admiro e torço pra que eu goste de quem me admira também. 

Meu plano do hoje é continuar fazendo o que eu faço de melhor: ser quem eu sou. Acredito muito que nosso espiritual nos recompensa pelos riscos que tomamos, e como riscos entendam arriscar ser quem é, arriscar dar chance pros sentimentos e pensamentos mais terríveis que atravessam nossa mente, arriscar ser feliz e amoroso, arriscar se relacionar com alguém, arriscar jogar tudo pro alto e arriscar a manter tudo do jeito que é. É nessa dinâmica que eu busco viver os dias, que por mais programados e rotineiros que sejam, me surpreendem sempre com suas particularidades. Pretendo ingressar em uma agência que saiba me vender pra crescermos juntos e refinar o Bruno Lafemme cada vez mais. Pretendo ter meu apartamento. Pretendo adentrar e sentir cada vez mais minha espiritualidade. Pretendo mudar de país. Pretendo performar em casas de shows cada vez maiores com espetáculos cada vez mais desenvolvidos. Pretendo posar pra grandes marcas. Pretendo continuar o que sou. 


PRODUTOS RELACIONADOS